Blog Saúde

Você sabe o que é prolapso da válvula mitral?

21/10/2019

O prolapso da válvula mitral, também conhecido como sopro no coração e síndrome de Barlow, é uma anormalidade cardíaca ocasionada por uma válvula localizada do lado esquerdo do coração.

Essa válvula separa as câmaras superiores e inferiores que após a passagem do sangue não consegue se fechar de forma apropriada dificultando a capacidade do coração de bombear o sangue.

Causas

O prolapso da válvula mitral pode aparecer sem qualquer motivo aparente, mas na maioria dos casos é apenas uma alteração secundária proveniente de outras doenças como febre reumática e infarto. Também pode ocorrer após a realização de cirurgia vascular ou ser provocado por alterações genéticas sendo considerado hereditário, ou seja, passado de pais para filhos. 

Sintomas

Como é assintomático e inofensivo a maioria dos pacientes não sabem que têm esse problema, e a sua descoberta geralmente é feita durante a realização de exames cardíacos de rotina.

A maioria das pessoas não apresentam qualquer sintoma, mas quando os sintomas aparecem é possível notar dores no peito, palpitações, fraqueza sem qualquer motivo aparente, falta de ar após esforço físico, dormência nos membros e até mesmo dificuldades para respirar quando deitado.

Diagnóstico

O diagnóstico sempre deverá ser feito por um médico cardiologista, pois ele irá analisar o histórico clínico e os sintomas que o paciente apresenta. Além de, solicitar exames complementares como ecocardiograma com doppler colorido, cateterismo cardíaco, ausculta do coração, radiografia torácica, eletrocardiograma e caso necessário ressonância magnética. 

Tratamento

Quando não há a presença de qualquer sintoma, o tratamento do prolapso da válvula mitral não é necessário. Mas, caso o paciente perceba o aparecimento dos sintomas citados acima o médico cardiologista poderá receitar o uso de medicamentos contínuos. 

Para os casos mais graves, onde há vazamento de sangue, por exemplo, o médico deverá realizar uma cirurgia reparadora ou até mesmo providenciar a substituição da válvula mitral do paciente. 

O acompanhamento médico regular previne diversas doenças, agende o seu check up médico. No Hospital Encore você pode contar uma equipe especializada para te ajudar!  

Cateterismo e Angioplastia: qual a diferença?

Preencha o formulário abaixo para saber mais.