O teste que ajuda a identificar os momentos que antecedem o AVC!
28/01/2019O AVC é a doença que mais mata em todo o país, e muitas vezes nós não sabemos como identificá-la. Nesse tipo de situação, não há tempo a perder. Portanto, realizar o socorro da vítima de forma correta e rápida é essencial para reverter a maior parte dos danos causados.
Como identificar um AVC?
O Acidente Vascular Cerebral é provocado por uma alteração no fluxo sanguíneo do cérebro. Alguns sintomas que ajudam na identificação do problema pode ser observados, como:
- Dor de cabeça intensa e repentina;
- Diminuição da força de um dos lados do corpo;
- Dificuldades para se manter de pé;
- Dificuldades na fala;
- Vertigens;
- Náuseas e vômitos.
Os sintomas podem surgir a qualquer momento, e se manifestar de maneiras diferentes dependendo da parte do cérebro que está sendo afetada. O AVC pode ser de dois tipos: isquêmico que provoca a obstrução de uma ou mais artérias ou hemorrágico, considerado o mais grave, pois provoca a ruptura de uma artéria.
Como proceder em caso de suspeita?
O derramamento de sangue na caixa craniana oferece danos graves, por isso a importância da identificação prévia dos sintomas. Em caso de qualquer suspeita faça o teste SAMU exemplificado abaixo:
S: Sorriso
No primeiro passo solicite que a pessoa dê um sorriso, e verifique se algum dos lados da boca não está se mexendo.
A: Abraço
No segundo passo solicite que a pessoa levante os dois braços. A queda de um dos braços é um sinal de alerta.
M: Música
No terceiro passo solicite que a pessoa fale uma frase simples. Se houver dificuldades na pronúncia, ou se ela não conseguir entender corretamente esse comando siga o quarto e último passo imediatamente.
U: Urgente
Se a pessoa encontrou dificuldades para realizar qualquer uma dessas etapas citadas acima, chame imediatamente o SAMU ligando para o 192
Cateterismo e Angioplastia: qual a diferença?
Preencha o formulário abaixo para saber mais.