Blog Saúde

Infarto: Em quanto tempo devo chegar ao hospital?

27/05/2019

Ao contrário do que muita gente pensa, o infarto nem sempre pode ser identificado de forma rápida. Embora alguns dos sintomas sejam comuns como dor no peito, falta de ar, tontura, suor frio e excessivo eles podem variar de pessoa para pessoa.

Em casos de infarto cada segundo é vital. A vítima deve ser socorrida imediatamente, e quanto mais rápido ela chegar a uma emergência, menores serão os danos causados ao seu coração.


Sintomas do
infarto

A dor no peito pode ser um dos sintomas, mas é importante ficar atento a qualquer sintoma ou conjunto de sintomas. Nas mulheres, por exemplo, a dor no peito pode ser mais leve e vir acompanhada de palpitações.

Já os idosos podem apresentar sintomas como confusão mental, tonturas e também falta de ar. Alguns pacientes relatam sentir náuseas e suar frio, mas infelizmente o infarto pode ocorrer sem qualquer sinal prévio. E, é bastante comum que ele venha acompanhado de outros sintomas que podem surgir repentinamente, portanto fique atento se tiver:

  • Dores agudas no peito e que durem por mais de 20 minutos, irradiando nos ombros, pescoço, mandíbula, braços e costas;
  • Sensação de queimação, peso ou aperto no peito e formigamento nos braços;
  • Náuseas ou vômitos;
  • Sudorese ou suor frio;
  • Falta de ar;
  • Cansaço extremo ou fraqueza repentina;
  • Tontura;
  • Desmaio.

Como agir

Procure imediatamente ajuda. Você pode ligar para o SAMU (192) ou corpo de Bombeiros (193), mas caso o socorro demore mais de 20 minutos, procure a emergência de um hospital mais próximo. E, não permita que a vítima faça qualquer esforço físico.

Mesmo que os sintomas sejam aparentemente leves, e que a vítima não tenha qualquer histórico de doenças cardiovasculares é importante buscar atendimento médico. O atendimento deve ocorrer em até seis horas após o início de qualquer sintoma.

No Hospital Encore você conta com um pronto socorro especializado em urgências cardiovasculares, além de um plantão clínico disponível 24h por dia. A nossa unidade localizada na Rua Ivaí Qd. 25 Lt. 04/05 no Setor Vila Brasília está sempre disponível para atendê-lo com rapidez e qualidade.

N

 

Cateterismo e Angioplastia: qual a diferença?

Preencha o formulário abaixo para saber mais.