Blog Saúde

Excesso de sal pode fazer mal para sua saúde

22/05/2020

Muitos especialistas recomendam o uso moderado de sal, mas, poucas pessoas prestam atenção nesse conselho. O consumo em excesso desse condimento pode provocar uma importante doença associada ao sistema cardiovascular, a hipertensão arterial, e trazer sérios danos para sua saúde.

Antes de condenar o uso do sal, é importante lembrar que se usado com moderação ele não irá fazer mal para saúde. 

Mas sempre é relevante racionalizar o fato de que o sal é rico em sódio, o que pode provocar retenção de líquido e aumentar o volume de sangue nas artérias. Esse desequilíbrio do organismo, dentre outros, faz com que o coração tenha de trabalhar em maior intensidade, o que contribui para a hipertensão. Para blindar o seu coração contra os males que o sal pode causar é necessário reduzir seu consumo. 

Você pode substituir o sal de cozinha por especiarias como a pimenta, o colorau, a noz-moscada dentre outras, por ervas aromáticas como a salsa, coentro, hortelã, orégano, tomilho e alecrim e também por sumo de limão, vinagre ou outras marinadas. 

Para ficar longe do sódio retire da mesa o saleiro e outros condimentos que possuem teor de sal elevado como é o caso de catchups e mostardas. E, busque sempre manter uma alimentação balanceada, evitando o consumo de embutidos, congelados, processados e temperos prontos.

Antes de comprar qualquer alimento leia os rótulos das embalagens e procure a quantidade de sal (sódio) que ele possui. Geralmente os ingredientes são listados em ordem decrescente de quantidade, ou seja, o de maior concentração primeiro e o de menor por último. 

Além disso, preste atenção nos produtos que são light e diet, pois eles também podem conter uma quantidade elevada de sal. Os hábitos alimentares inadequados contribuem bastante para que esse fator de risco aumente ainda mais. 

Fique atento, verifique a tabela nutricional dos alimentos para obter informações sobre o que está consumindo e consulte regularmente o seu médico cardiologista. No Hospital Encore você pode contar uma equipe especializada para te ajudar!