Cigarro o maior inimigo do seu coração
05/08/2019Inimigo número um do pulmão, o cigarro também pode acarretar várias outras doenças e afetar inclusive o coração. O tabagismo tem grande impacto negativo na nossa saúde como um todo, além de causar dependência física, psicológica e comportamental fatores que são bastante semelhantes aqueles que acontecem quando há o consumo de outras drogas.
Indiferente do formato – charuto, cachimbo ou narguilés, ou da quantidade o tabaco é bastante prejudicial e mata milhões de pessoas todos os anos. Os fumantes devem ficar atentos, pois além das doenças no pulmão o tabaco também pode provocar problemas cardiovasculares, além de câncer e acidente vascular cerebral (AVC), e ainda aumentar os riscos de morte súbita.
Assim que o tabaco entra em contato com o corpo ele começa a deixar marcas. Um único cigarro por dia já é mais que suficiente para provocar o endurecimento das artérias do fumante, e fazer com o que o coração tenha que trabalhar de forma mais intensa.
O cigarro também provoca o aumento da tensão arterial e da frequência cardíaca, eleva os níveis de adrenalina no corpo, provoca a contração dos vasos sanguíneos, o estreitamento das artérias e a agregação das plaquetas fazendo com que o sangue fique mais viscoso provocando a formação de coágulos.
A única e a melhor forma de reduzir as chances de um infarto é parar de fumar. E não é só os fumantes que tem chances de sofrer com infarto e outras doenças, os fumantes passivos, ou seja, aqueles que estão expostos frequentemente à fumaça do cigarro, contam com 30% a mais de risco do que aqueles que não tem nenhum contato com o cigarro.
Em 29 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Combate ao Fumo, uma campanha que tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população sobre os danos causados pelo tabaco. A melhor forma de prevenção é a conscientização.
Cateterismo e Angioplastia: qual a diferença?
Preencha o formulário abaixo para saber mais.