Blog Saúde

Projeto Latin & Encore salvando milhares de vidas

19/03/2018 - 11:43

Diagnóstico precoce de infarto com telemedicina

O projeto LATIN – Latin America Telemedicine Infarct Network, em parceria com o Hospital Encore, tem salvado milhares de vidas em Aparecida de Goiânia, desde sua implantação em 30 de novembro de 2015.

Aparecida é a primeira cidade do Centro-Oeste a implantar projeto inovador de telemedicina, capaz de realizar diagnóstico precoce de infarto.

O projeto é um convênio entre Prefeitura de Aparecida de Goiânia, Hospital Encore, Medtronic, Fundação Lumen e ITMS.

Em 2014, a Medtronic, juntamente com a Fundação Lumen e os Sistemas Internos de Telemedicina, formaram a Latin para abordar um dos desafios mais urgentes da região – doenças cardiovasculares, especificamente STEMI, mais conhecido por infarto.

O objetivo do programa é a eficácia do diagnóstico precoce na reversão dos casos de infarto. Salvar vidas.


Realidade na América Latina

Em toda América Latina, a saúde cardiovascular é motivo de crescente preocupação.

São vários os fatores de risco que contribuem com o aumento drástico de doenças cardiovasculares, como hipertensão:

  • falta de exercício físico
  • fumo
  • má alimentação
  • stress da vida moderna

Desafio e fatores que impedem conseguir o acesso à saúde em tempo hábil

  • geografia
  • falta de acesso ao transporte
  • falta de acesso a serviços médicos

Estatísticas de morte

Quando alguém sofre STEMI, mais conhecido como infarto, o atraso no tratamento aumenta a chance de dano ao músculo  cardíaco pela falta de oxigênio, o que pode causar a morte.

 

“No Brasil e na Colômbia, mais de 4 entre 10 mortes prematuras, são causadas por doenças cardíacas. “

“O risco de morte é maior em emergências cardíacas.”


Entenda o Projeto Latin com o Hospital Encore

O programa visa humanizar o atendimento de pessoas com início de infarto e que dependem da rede pública municipal de saúde – SUS.

Quando um paciente sofre um STEMI – uma forma séria de ataque cardíaco – cada segundo conta.

O programa LATIN assegura que esses pacientes tenham acesso a cuidados de qualidade quando for mais urgente.

Por meio do Latin, os médicos das unidades de urgência do Hospital Encore realizam o diagnóstico precoce de pacientes com início de infarto, pois a LATIN conecta unidades de tratamento básico e ambulâncias ao Hospital Encore.

Os operadores de serviços de urgência estão equipados com um eletrocardiógrafo de 12 derivações, dispositivo usado para detectar e diagnosticar anormalidades cardíacas medindo impulsos elétricos. O aparelho de eletrocardiograma emite um laudo, que é enviado para o Hospital Encore.

O relatório é um ECG transmitido sem fio ao cardiologista de plantão do Hospital Encore, que interpreta os resultados do exame e recomenda um tratamento pré-hospitalar em até 10 minutos.

Caso seja constatado início de infarto, são encaminhados diretamente para o Hospital Encore, que fica na Vila Brasília e é referência em cardiologia.

Custo zero e inovação

A implantação do Latin nas unidades de urgência e emergência da cidade tem custo zero para a Prefeitura de Aparecida, já que o projeto faz parte de estudos e pesquisas científicas, realizados pelas empresas idealizadoras, que buscam comprovar a eficácia do diagnóstico precoce na reversão dos casos de infarto.

O objetivo do Latin é salvar vidas.

Onde posso fazer o exame em Aparecida de Goiânia?

Em casos de dor aguda no peito os aparecidenses devem procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Buriti Sereno ou do setor Brasicon, Cais Nova Era e Cais Colina Azul. Os profissionais de saúde dessas unidades são capacitados para receber esse tipo de paciente.

Os pacientes que forem diagnosticados com início da doença em algumas das unidades de emergência do município são imediatamente encaminhados para o Hospital Encore. Lá, os pacientes terão acesso ao tratamento especializado em cardiologia, também de forma gratuita, pelo Sistema Único de Saúde.