Blog Saúde

O teste que ajuda a identificar os momentos que antecedem o AVC!

28/01/2019

O AVC é a doença que mais mata em todo o país, e muitas vezes nós não sabemos como identificá-la. Nesse tipo de situação, não há tempo a perder. Portanto, realizar o socorro da vítima de forma correta e rápida é essencial para reverter a maior parte dos danos causados.

Como identificar um AVC?

O Acidente Vascular Cerebral é provocado por uma alteração no fluxo sanguíneo do cérebro. Alguns sintomas que ajudam na identificação do problema pode ser observados, como:

  • Dor de cabeça intensa e repentina;
  • Diminuição da força de um dos lados do corpo;
  • Dificuldades para se manter de pé;
  • Dificuldades na fala;
  • Vertigens;
  • Náuseas e vômitos.

Os sintomas podem surgir a qualquer momento, e se manifestar de maneiras diferentes dependendo da parte do cérebro que está sendo afetada. O AVC pode ser de dois tipos: isquêmico que provoca a obstrução de uma ou mais artérias ou hemorrágico, considerado o mais grave, pois provoca a ruptura de uma artéria.

Como proceder em caso de suspeita?

O derramamento de sangue na caixa craniana oferece danos graves, por isso a importância da identificação prévia dos sintomas. Em caso de qualquer suspeita faça o teste SAMU exemplificado abaixo:

S: Sorriso

No primeiro passo solicite que a pessoa dê um sorriso, e verifique se algum dos lados da boca não está se mexendo.

A: Abraço

No segundo passo solicite que a pessoa levante os dois braços. A queda de um dos braços é um sinal de alerta.

M: Música

No terceiro passo solicite que a pessoa fale uma frase simples. Se houver dificuldades na pronúncia, ou se ela não conseguir entender corretamente esse comando siga o quarto e último passo imediatamente.

U: Urgente

Se a pessoa encontrou dificuldades para realizar qualquer uma dessas etapas citadas acima, chame imediatamente o SAMU ligando para o 192