Blog Saúde

Insuficiência Cardíaca

03/07/2017

Insuficiência cardíaca é a via final das doenças do coração

Dr. Maurício Prudente, médico cardiologista intervencionista, dá orientações importantes para a campanha #EncoreResponde, sobre doença do coração.

O insuficiência cardíaca é uma doença muito comum, com manifestações que podem começar com falta de ar. Ela é acaba sendo via final de todas as doenças gravas do coração.

A dispneia, mais conhecida como falta de ar, é um dos sintomas mais comuns da insuficiência cardíaca. O paciente começa a sentir uma falta de ar quando faz esforços no dia a dia e gradativamente, sem perceber, vai perdendo estas habilidades. Os esforços podem variar gradativamente de grandes, médios e mínimos esforços, até chegar a uma insuficiência cardíaca instalada em que a pessoa não consegue ficar deitado. E quando isto acontece, ela deita e em poucos segundos sente a necessidade de sentar. Isto prejudica também o sono, já que dormir fica desagradável por causa da posição, muitas vezes a pessoa dorme com vários travesseiros e chega até mesmo dormir sentado.

  •  subir uma rampa
  • correr
  • cansaço exagerado na relação sexual
  • subir escada em casa
  • tomar banho

Diante destes sintomas, uma falta de ar que vem progressivamente te limitando, é motivo para você procurar o médico e pesquisar, porque várias doenças do coração podem confluir para insuficiência cardíaca, e normalmente é pra onde elas vão mais no fim da doença.

Quanto antes detectar mais as chances desta doença ser tratada e desta causa ser descoberta e tratar a causa, que é a insuficiência cardíaca.

O Hospital Encore conta com equipe de cardiologistas experientes e altamente capacitados.

Solicite seu check up!
Você pode salvar sua vida!
Agende uma consulta (062) 3230-1800