Blog Saúde

Angina: o que é e quais são os sintomas?

12/03/2019

A angina é o termo que caracteriza dor ou desconforto no peito. Muitas pessoas sentem essa dor no peito quando o coração trabalha mais forte em consequência de uma atividade física, um momento de emoção ou devido a baixas temperaturas.

Essa sensação é provocada pela redução do fluxo sanguíneo, geralmente dura cerca de 10 minutos e melhora de forma espontânea. A dor torácica momentânea geralmente está acompanhada com uma sensação de pressão, aperto ou queimação, e caso seja muito intensa poderá se espalhar por outras partes do corpo.

As pessoas confundem dores próximas ao coração com angina. Mas, a angina é estável e pode ser facilmente identificada. A dor no peito só será provocada caso o coração esteja realizando uma atividade intensa relacionada a algum esforço físico ou estresse. Portanto é uma situação regular e que segue um determinado padrão.

Considerado um sintoma típico de doença arterial coronária, o paciente deve ficar atento a qualquer tipo de manifestação como cansaço, arritmias, desmaios e falta de ar. E, diante desses sintomas procurar imediatamente um médico.

Para diagnosticar a angina o médico realizará uma avaliação do paciente considerando o seu histórico de vida, avaliação de exames físicos e exames auxiliares como tomografia, ressonância cardíaca, eletrocardiograma, ecocardiograma e todos os outros que forem considerados necessários.

O tratamento compreende medicamentos específicos, procedimentos indicados pelo médico, incluindo cirurgias e principalmente a mudança do estilo de vida do paciente. Esses fatores são decisivos para diminuir a frequência das dores no peito e principalmente prevenir a ocorrência de um ataque cardíaco.

A mudança de estilo de vida e a adoção de hábitos saudáveis como uma dieta balanceada e rica em frutas e verduras, a prática de exercícios físicos diários, o controle do estresse são recomendações que minimizam os efeitos da angina.

Siga sempre as recomendações médicas e faça um check up regularmente. No Encore você pode contar com uma equipe especializada em cardiologia. Agende uma consulta!