Blog Saúde

4 atitudes que podem melhorar a saúde do coração

01/10/2018 - 11:22

As doenças cardíacas estão entre as que mais matam no mundo. Essa é uma estatística preocupante, mas está ligada a maus hábitos e a alguns fatores genéticos. A melhor forma de preveni-las é adotando um estilo de vida mais saudável que pode ajudar a melhorar e manter a saúde do coração

Movimente-se

Passamos a maior parte do nosso dia sentados. Esse hábito contribui para dores na coluna, obesidade, além de contribuir de forma negativa com a saúde do coração. A cada 40 minutos sentados levante-se pelo menos 5 minutos.

Em suas pausas mais longas como horário de almoço, opte por usar as escadas ao invés do elevador e até mesmo ir caminhando aos locais mais próximos.

Pratique exercícios físicos

Exercícios físicos praticados regularmente ajudam a proteger a saúde do coração. Escolha a modalidade que você gosta e comece agora mesmo.

As atividades físicas melhoram o condicionamento do corpo, além de favorecer a diminuição do colesterol ruim (LDL) e aumentar o nível do bom colesterol (HDL) no sangue.

Tente se exercitar de 3 a 4 vezes por semana. Se não for possível, 2 vezes já contribui de forma positiva com a sua saúde.

Coma alimentos saudáveis

Mantenha uma alimentação balanceada e saudável, sem excessos de açúcares, sal e gorduras. Você pode ter uma dieta saborosa e equilibrada incluindo porções de frutas secas e ricas em vitamina C, legumes, verduras e proteínas.

Consulte regularmente um médico 

As doenças cardíacas muitas vezes são silenciosas. E, para manter a saúde do coração fique atento a qualquer sintoma incomum. Se dentre eles você sentir tontura, palpitações, desmaio, falta de fôlego e dores nas pernas sem nenhum motivo e procure imediatamente o seu médico.

As pessoas que já possuem histórico familiar de doenças cardíacas, ou fatores de risco que incluem hipertensão, diabetes ou obesidade também devem consultar regularmente um médico para realizar um checkup cardiológico.  

No Hospital Encore você pode contar uma equipe especializada em cardiologia. Agende a sua consulta!